
PET DIREITO
UFMA
O TUTOR

HÉLDER MACHADO PASSOS
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, ética, justiça, política, educação, filosofia, e responsabilidade. Professor colaborador do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Professor do mestrado profissional em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Vice-coordenador do mestrado profissional em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. |http://lattes.cnpq.br/4590913624385216

INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISA EM DIREITO:
A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO HUMANA DO PETIANO(A)
"Com graduação (UFMA), mestrado (UFPB) e doutorado (USP) em Filosofia- Ética e Política, transito pela interdisciplinaridade nos meus estudos e pesquisas. Como membro do Grupo de Pesquisa em Ética Contemporânea, especificamente estudando o pensamento do filósofo Emmanuel Levinas e coordenando o Grupo de Estudos “Emmanuel Levinas”, realizo trabalhos sobre Ética, Política, Direito e História, tendo como suporte teórico o diálogo entre Filosofia, Direito, Ética Política e Moral que são áreas de conhecimento com as quais se pretende trabalhar na vigência dessa proposta.
A cultura relacional prática tem uma longa história. Tanto a tradição como as novidades que resultam de novas demandas dos sujeitos da ação devem ser consideradas. Neste caso, não se pode prescindir de elementos normativos presentes na tradição cultural ocidental em seu maior ou menor tempo de vigência; como também não se pode fechar as portas para elementos proféticos que resultam de novas demandas dado o próprio processo de devir humano que, já nos escritos de Heráclito, estavam postos com toda a clareza possível. Levinas nos orienta sobre a pureza da filosofia relativa à sua presença no mundo da prática social: “Aliás, não acredito que a filosofia possa ser pura sem ir ao ‘problema social’”.
É com essa assertiva que pretendemos pela via da Filosofia a partir de um olhar ético entender, identificar, analisar e problematizar os fundamentos do Direito e da Lei sempre em uma perspectiva de melhor produzirem orientações para os arranjos sociais.(...)"
ACESSE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PET DIREITO